A Gerência de Formação e Desenvolvimento propõe a realização do curso Letramento para as Relações Étnico-Raciais no Cotidiano Escolar em parceria com a E/SUBE/CDCEC/GERER. A capacitação faz parte da proposta de formação em serviço, que objetiva apresentar aspectos sobre Equidade Racial.
Utilize a chave de inscrição: Letra25B
A Gerência de Formação e Desenvolvimento propõe à realização do curso Proximidade – Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida em parceria com a Secretaria de Envelhecimento Saudável, para capacitar profissionais do Nível Central da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, das Coordenadorias Regionais de Educação e Unidades Escolares. A capacitação faz parte da proposta de formação em serviço, que objetiva apresentar conceitos sobre envelhecimento, saúde, bem-estar, direitos do idoso, entre outros conteúdos.
Utilize a chave de inscrição: EnvSau-25C
A Gerência de Formação e Desenvolvimento propõe a realização do curso Elos em Rede, para capacitar profissionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A capacitação faz parte da proposta de formação em serviço, que objetiva apresentar aspectos sobre habilidades de relacionamento e comunicação, oferecendo conhecimentos para que se tenha relacionamentos saudáveis e comunicações assertivas nas rotinas cotidianas do trabalho
Utilize a chave de inscrição: Elos-2025C
A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento e em parceria com a Gerência de Relações Étnico-Raciais, lança o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras e Indígenas - Presença. Destinado a 20 profissionais autodeclarados negros e indígenas que atuam nas Coordenadorias Regionais de Educação e na Nível Central da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o programa busca promover inclusão, valorização e fortalecimento dessas lideranças. Com foco em competências técnicas e sociopolíticas, abordará temas como racismo estrutural, liderança com perspectiva de equidade racial, práticas antirracistas e inclusão no trabalho, por meio de encontros, palestras, oficinas e mentorias. O objetivo é fortalecer o protagonismo dessas lideranças, contribuindo para uma gestão pública mais representativa, justa e democrática, alinhada às demandas de uma sociedade plural e antirracista.