Esse curso EAD constitui-se como um importante dispositivo de fomento a escuta dos desejos e potências dos estudantes pela escola, a partir da metodologia da cartografia afetiva. Essa abordagem considera as experiências afetivas e subjetivas de cada sujeito, podendo ser utilizada no campo educacional para realizar o mapeamento dos diversos fatores que compõem a experiência escolar, analisando como os estudantes vão tecendo seus modos de relação na e com a escola, favorecendo assim as condições de aprendizagem.
Utilize a chave de inscrição: 2023&Carto
O Curso “Poesia Falada na escola” pretende colocar em pauta o debate e a construção de práticas educativas relacionadas à metodologia lúdico-pedagógica da poesia na escola. O desenvolvimento dessas práticas está baseado no protagonismo juvenil, no manejo da leitura, escrita e oralidade dos alunos, evidenciando seu potencial de desenvolvimento por meio desse modo de expressão, favorecendo, assim, as condições de aprendizagens.
Utilize a chave de inscrição: Poesia#2023
“Violências na escola: um convite à reflexão-ação” é um percurso formativo que visa contextualizar as múltiplas violências presentes nas Unidades Escolares da Rede Municipal. Esse curso pretende discutir e subsidiar os profissionais das escolas na prevenção e construção de estratégias para manejar as violências no contexto escolar. Discutiremos os preconceitos e discriminações que fundam as práticas de bullying, aprofundando o debate nas aulas sobre as violências que apresentam recorte de gênero, raça/cor, violência sexual, além da invisibilidade dessas violências contra as pessoas com deficiência. Destacaremos, também, a Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes ancorados nos propósitos de uma educação pautada em Direitos Humanos.
"Das infâncias às adolescências: encontros e desencontros com a escola" busca refletir sobre o processo subjetivo presente nas aprendizagens a partir dessa passagem, incluindo assim, no debate desse curso, as questões psicossociais presentes nas relações de ensino e aprendizagem desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até a transição para o Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo como fio condutor as questões próprias do processo de adolescer, suas implicações nas relações sociais e as convivências construídas na e pela escola. Atenção: a data limite para seu primeiro acesso é 31 de março.