Essa iniciativa visa contribuir para a mobilização de efetiva participação estudantil e colaboração do Grêmio no processo de gestão democrática da unidade escolar. A plataforma representará um acervo digital de orientações e conteúdos, tanto para os profissionais das escolas como para as diretorias executivas dos Grêmios. 

O acesso ao conteúdo é exclusivo para profissionais da educação que apoiam os Grêmios Estudantis nas escolas e realizaram inscrição por meio de formulário específico enviado às Unidades Escolares.


Carga horária: Repositório
Público Alvo: Gestores/profissionais de Unidades Escolares com Grêmios eleitos.

O Curso “Poesia Falada na escola” pretende colocar em pauta o debate e a construção de práticas educativas relacionadas à metodologia lúdico-pedagógica da poesia na escola. O desenvolvimento dessas práticas está baseado no protagonismo juvenil, no manejo da leitura, escrita e oralidade dos alunos, evidenciando seu potencial de desenvolvimento por meio desse modo de expressão, favorecendo, assim, as condições de aprendizagens. ​ ​

Utilize a chave de inscrição: Poesia#007

Carga horária: 20 horas
Público Alvo: Professores Anos inicias e finais do Ensino Fundamental e professores do PEJA

Promover um espaço de formação sobre questões contemporâneas do universo adolescente: sexualidade, uso de álcool e outras drogas, violência autoprovocada, redes sociais, ato infracional e saúde mental. O objetivo é fornecer subsídios que auxiliem na construção e consolidação de estratégias pedagógicas e convivências que visem a permanência e o aproveitamento escolar dos(as) adolescentes.

Use a chave de inscrição: Socio-006

Carga horária: 20 horas
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental II e EJA

Na 2ª turma de 2023 desse percurso formativo vamos contextualizar as múltiplas violências presentes nas Unidades Escolares da Rede Municipal, com o objetivo de subsidiar as ações pedagógicas dos profissionais da educação para prevenção às violências no contexto escolar. Discutiremos os preconceitos e discriminações que constituem as práticas de bullying e cyberbullying, as violências de gênero, racial e sexual, além da invisibilidade das violências contra as pessoas com deficiência. Destacaremos, ainda, a importância da Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes ancorada nos princípios de uma educação em Direitos Humanos.   

Inscrições: 14 de agosto a 27 de outubro

Use a chave de inscrição: Niap-005

Carga horária: 20 horas
Público Alvo: Professores dos Anos Iniciais, Anos finais e EJA

Esse curso EAD constitui-se como um importante dispositivo de fomento a escuta dos desejos e potências dos estudantes pela escola, a partir da metodologia da cartografia afetiva. Essa abordagem considera as experiências afetivas e subjetivas de cada sujeito, podendo ser utilizada no campo educacional para realizar o mapeamento dos diversos fatores que compõem a experiência escolar, analisando como os estudantes vão tecendo seus modos de relação na e com a escola, favorecendo assim as condições de aprendizagem.

Utilize a chave de inscrição: 2023&Carto

“Violências na escola: um convite à reflexão-ação” é um percurso formativo que visa contextualizar as múltiplas violências presentes nas Unidades Escolares da Rede Municipal. Esse curso pretende discutir e subsidiar os profissionais das escolas na prevenção e construção de estratégias para manejar as violências no contexto escolar. Discutiremos os preconceitos e discriminações que fundam as práticas de bullying, aprofundando o debate nas aulas sobre as violências que apresentam recorte de gênero, raça/cor, violência sexual, além da invisibilidade dessas violências contra as pessoas com deficiência. Destacaremos, também, a Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes ancorados nos propósitos de uma educação pautada em Direitos Humanos.

"Das infâncias às adolescências: encontros e desencontros com a escola" busca refletir sobre o processo subjetivo presente nas aprendizagens a partir dessa passagem, incluindo assim, no debate desse curso, as questões psicossociais presentes nas relações de ensino e aprendizagem desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até a transição para o Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo como fio condutor as questões próprias do processo de adolescer, suas implicações nas relações sociais e as convivências construídas na e pela escola. Atenção: a data limite para seu primeiro acesso é 31 de março.