O curso é dividido em três itinerários: teórico (4h), “mão na massa” (12h) e avaliativo (2h), além de um encontro inaugural (2h), somando uma carga de 20 horas ao todo. Haverá pdfs e outros recursos multimídias (artigos, vídeos, reportagens, materiais didáticos etc.). Convidamos professoras e professores a aprofundarem seus conhecimentos acerca de ideias inovadoras para o processo ensino-aprendizagem como a programação e a robótica para leigos, entre outras. As atividades práticas consolidarão os conceitos discutidos ao longo do percurso pedagógico. A formação está disponível para todos os docentes da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Utilize a chave Massa%2025 para acessar o curso.


Carga horária: 20 horas
Público Alvo: Professores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Integral de Anos Iniciais

O objetivo dessa formação é, antes, desmistificar a ideia que lógica de programação trata absolutamente de programação de computadores, mas aquilo que orienta o pensamento do computador, sua sequência e raciocínio lógico e a resolução de problemas, em grande parte, realizada de forma desplugada. Essa formação é destinada a professoras(es) envolvidas(os) pela dinâmica deste Componente em suas unidades escolares. A partir dos materiais disponibilizados (Texto-base, Documento Orientador e Caderno de atividades) no material Rioeduca, a(o) professor(a) também poderá acessar nesta plataforma materiais complementares multimídias e outras orientações/trocas pedagógicas.

Chave de inscrição: Logic@25

Carga horária: 10 horas
Público Alvo: Professores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Integral de Anos Iniciais