Curso de acolhimento para novos professores da Rede.
A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.
Chave de inscrição: GaiSer25-4e5
A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.
Chave de inscrição: GaiSer25-2e3
A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.
A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.
Chave de inscrição: GaiSer@2025E
Este percurso formativo objetiva apoiar professores e professoras no fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à consolidação e ao avanço das habilidades de leitura, escrita e letramento matemático. Os encontros serão pautados em reflexões sobre o Currículo Carioca, a utilização dos materiais pedagógicos da Rede e a análise de avaliações para subsidiar a organização do trabalho docente. Além disso, a formação promoverá discussões e atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, alinhadas às experiências cotidianas dos estudantes e ao fortalecimento das aprendizagens.
Este percurso formativo visa apoiar professores regentes do 5º ano do Ensino Fundamental na consolidação e avanço de habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na coerência entre o Currículo Carioca, os materiais pedagógicos, as práticas avaliativas e as demandas do Saeb. Por meio de reflexões e práticas fundamentadas, a formação busca fortalecer a atuação docente na mediação do aprendizado e no planejamento orientado por resultados.
A quarta edição da formação em alfabetização contemplará os(as) professores(as) regentes das turmas de 1º e 2º anos da Rede e é parte integrante do Programa Rio Alfabetiza. A formação tem como objetivo promover, ao longo do percurso, a articulação entre o Currículo, os materiais didáticos produzidos pela Rede, os resultados das avaliações e as práticas docentes, intencionando potencializar as ações em alfabetização. Objetiva, ainda, promover a vivência do planejamento de ações pedagógicas com foco na sala de aula, a partir dos temas estudados.