Curso de acolhimento para novos professores da Rede.

Carga horária: 4 horas
Público Alvo: PEF Anos Iniciais que tomaram posse em março de 2025.

A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.

Chave de inscrição: GaiSer25-4e5 

Carga horária: 4 horas
Público Alvo: Professor II e PEF Anos Iniciais das turmas de 4º e 5º anos

A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.

Chave de inscrição: GaiSer25-2e3 

Carga horária: 4 horas
Público Alvo: Professor II e PEF Anos Iniciais das turmas de 2º e 3º anos

A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.

Carga horária: 3 horas
Público Alvo: Concluintes do curso Espaço de SER do ano de 2024

A “Formação Espaço de SER2025” é uma ação planejada e implementada pela Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire (E/SUBE/EPF) e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) e tem por objetivo apresentar o programa, sua importância e sua aplicação como uma ferramenta de desenvolvimento da educação socioemocional em contexto escolar.

Chave de inscrição: GaiSer@2025E

Carga horária: 6 horas
Público Alvo: Professores(as) que atuam no Nível Central (E/SUBE), Gerências de Educação e na Equipe Gestora das Unidades Escolares que possuem turmas de 1º ao 5º anos.

Este percurso formativo objetiva apoiar professores e professoras no fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à consolidação e ao avanço das habilidades de leitura, escrita e letramento matemático. Os encontros serão pautados em reflexões sobre o Currículo Carioca, a utilização dos materiais pedagógicos da Rede e a análise de avaliações para subsidiar a organização do trabalho docente. Além disso, a formação promoverá discussões e atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, alinhadas às experiências cotidianas dos estudantes e ao fortalecimento das aprendizagens.

Carga horária: 40 horas
Público Alvo: Professores(as) regentes das turmas de 3º e 4º anos

Este percurso formativo visa apoiar professores regentes do 5º ano do Ensino Fundamental na consolidação e avanço de habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na coerência entre o Currículo Carioca, os materiais pedagógicos, as práticas avaliativas e as demandas do Saeb. Por meio de reflexões e práticas fundamentadas, a formação busca fortalecer a atuação docente na mediação do aprendizado e no planejamento orientado por resultados.

Carga horária: 30 horas
Público Alvo: Professores(as) regentes das turmas de 5º ano

A quarta edição da formação em alfabetização contemplará os(as) professores(as) regentes das turmas de 1º e 2º anos da Rede e é parte integrante do Programa Rio Alfabetiza. A formação tem como objetivo promover, ao longo do percurso, a articulação entre o Currículo, os materiais didáticos produzidos pela Rede, os resultados das avaliações e as práticas docentes, intencionando potencializar as ações em alfabetização. Objetiva, ainda, promover a vivência do planejamento de ações pedagógicas com foco na sala de aula, a partir dos temas estudados.

Carga horária: 30 horas
Público Alvo: Professores(as) regentes das turmas de 1º e 2º anos
Accessibility

Cor de fonte

Tipo de fonte

Tamanho da fonte

1

Cor do texto

Font Kerning

Image Visibility

Letter Spacing

0

Line Height

1.2