Dando continuidade às formações que acontecem desde 2022, neste ano iremos propor uma formação que considera o professor A formação para as Creches Parceiras acontece, encabeçada pela Gerência de Formação de Educação Infantil, desde o ano de 2023. Essa formação é um espelho da que é ofertada para os professores articuladores de Creches e EDIs. Assim, pensar na formação para os Coordenadores de Creches Parceiras no ano de 2025 vem no movimento de refletir sobre formas, temas e abordagens anteriormente não exploradas e/ou sobre novas maneiras de trabalhá-las. Pensando que as crianças das Creches Parceiras também são responsabilidade da SME-RJ e, desta forma, é necessário conhecimento e reflexão que se apoia, principalmente, na Coerência Pedagógica da Rede e nos fazeres qualificados da e na Educação Infantil
Compete à Secretaria Municipal de Educação, por meio da E/SUBE/EPF/, gerenciar, executar e monitorar o acolhimento dos novos professores da rede. Nessa perspectiva, dando continuidade ao Programa de Acolhimento, a Gerência de Formação de Educação Infantil (GEFEI) está promovendo este percurso formativo que iniciaremos agora. Aqui, você terá acesso a diversos materiais, vídeos e apresentações que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional e permanência na docência.
Dando continuidade às formações que acontecem desde 2022, neste ano iremos propor uma formação que considera o professor articulador como sujeito formador de sua Unidade e agente implementador da Política Pública. Além disso, será abordado o engajamento nos processos, concepções, documentos e materiais da SUBE como um todo e, mais especificamente, da Coordenadoria de Educação Infantil e Primeira Infância.
Este ano, a formação de Pré-Escola ganha uma importância ainda maior, pois está planejada para ocorrer ao longo de todo o ano. Assim, iremos abordar temáticas que considerem a coerência pedagógica da SME, os processos e objetivos da Pré-Escola enquanto continuidade da Educação Básica, além de promover um aprofundamento nos documentos lançados pela Coordenadoria de Educação Infantil e Primeira Infância.
Com a ampliação de documentos orientadores sobre o componente curricular de Literatura nas Infâncias e sobre as práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, a formação de 2025 surge com o propósito de efetivar, ampliar e aprofundar tais reflexões, considerando as práticas com as crianças e a construção da identidade desse professor. Dessa forma, refletiremos sobre a identidade docente, as concepções de Educação Infantil, a importância do planejamento, as práticas relacionadas à oralidade e à escrita e, por fim, o diálogo entre brincadeira e literatura.
Diferentemente dos anos anteriores, na formação de 2025 estaremos reunindo os professores de Berçário e Maternal, com o objetivo de refletir sobre concepções e práticas que permeiam ambos os grupamentos. Essa proposta busca alinhar-se às concepções e à coerência pedagógica da SME-RJ, promovendo a ampliação, apropriação e fundamentação dos documentos e materiais desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação Infantil e Primeira Infância.