Caro cursista,

O objetivo desse texto é propor uma reflexão sobre a forma como nos comunicamos e os cuidados que devemos ter nas várias conexões e relações que fazemos e mantemos ao navegar na internet.

Netiqueta é o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. É importante ressaltar que em alguns casos, o descumprimento dessas regras pode significar a perda de grandes oportunidades.

Fonte:  https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/netiqueta.htm).

Sendo assim, ao considerarmos que vivendo em grupos sociais estabelecemos regras de convivência para que haja um bom relacionamento entre seus membros, em ambientes virtuais não é diferente. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são espaços de convivência diária online formada por alunos, professores, coordenadores e tantos outros envolvidos com a Educação e a Formação de profissionais. É primordial que se espere de todos os participantes um comportamento ético, considerando padrões de educação e de argumentação intelectual adequados a um curso de formação.

A seguir, algumas sugestões e orientações de comportamentos para todos os integrantes de qualquer comunidade virtual:

  1. Ao produzir textos, procure utilizar termos e uma linguagem de leitura fácil e seja o mais claro, direto e objetivo possível.
  2. Deixe uma linha em branco entre os parágrafos.
  3. Mantenha o cuidado com a correção ortográfica e gramatical.
  4. Não altere o tamanho e o padrão de letra da mensagem, para evitar que ela ganhe mais destaque por você ter utilizado grifos em caixa alta ou de outra cor de fonte, por exemplo.
  5. Limite o uso de formatações do tipo itálico e/ou negrito em textos, a situações onde sejam necessariamente essenciais.
  6. Evite escrever um texto ou mensagens exclusivamente em letras maiúsculas, pois essa prática pode ser compreendida como se você estivesse “gritando” com os demais componentes do curso. Além disso, esse formato de escrita deixa a leitura muito cansativa.
  7. Use textos e mensagens justificados para colaborar com a boa apresentação do seu tópico.
  8. Procure enviar mensagens que acrescentem novos conhecimentos, colaborando de forma construtiva às discussões.
  9. Evite usar mensagens em fóruns de discussão do tipo: “concordo com você”; “obrigada pela informação”; pois são mensagens que não aprofundam a discussão e poluem esse espaço.

10. Antes de enviar uma postagem ao fórum, seria aconselhável fazer primeiro a leitura das mensagens que já foram enviadas pelos demais participantes, para evitar a repetição de assuntos.

11. Procure compreender que um AVA deve ser um ambiente democrático para todos os seus componentes.

12. Evite assumir uma postura de ser o “sabe tudo” ou o “dono da verdade”. O importante é evitar a agressividade ou sarcasmo e respeitar as opiniões alheias.

13. Procure dar afirmações sobre assuntos dos quais você tenha segurança. Sempre que possível, indique a fonte de onde foi retirada uma informação.

14. Procure ter cuidado com críticas às mensagens enviadas por outros participantes. Evite constrangimentos e se possível, pontue sua crítica de forma que a mesma seja vista como construtiva e a envie discretamente em mensagens privadas.

15. Ao adicionar expressões em outros idiomas, procure colocar a respectiva tradução, para que haja o entendimento dos demais.

16. Evite utilizar siglas que não seja de conhecimento comum ou abreviações usuais em internet como “vc”.

Last modified: Saturday, 28 March 2020, 3:31 PM