Leitura e práticas de letramento. A experiência literária. Seleção de obras literárias para estudantes em fase de alfabetização. A mediação da leitura literária. Os gêneros textuais e o planejamento docente. Habilidades de leitura previstas no currículo. A produção de textos em turmas de 1º e 2º anos. A escrita espontânea e seu lugar no processo de alfabetização. Processos de revisão e reescrita textual. O papel do professor na articulação das práticas de produção textual. A organização da prática docente a partir dos processos de avaliação. Planejamento e replanejamento com foco na aprendizagem. A construção do conceito de número. A capacidade de resolver situações-problemas. O desenvolvimento do pensamento geométrico. Relações que envolvem grandezas e medidas. Probabilidade e estatística em vivências infantis. Relações entre infância e ludicidade. O lugar do jogo na alfabetização.
Esta formação pretende oferecer aos formadores um espaço para o estudo, a reflexão e a troca de saberes sobre alfabetização, de forma a contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho com os professores e, consequentemente, para a aprendizagem dos estudantes.
Essa formação pretende promover um espaço para a reflexão, o diálogo e a vivência sobre as relações entre currículo, avaliação, material pedagógico e práticas docentes, considerando as aprendizagens dos estudantes, nas diferentes formas de organização do trabalho pedagógico.