A presente formação buscar refletir sobre as práticas docentes e experiências vivenciadas nesse grupamento. Repensar as transições como processo, além de se debruçar sobre a questão do cuidado e do movimento crianceiro. Traremos para discussão também a questão da formatura na Educação Infantil.
A formação de Maternal busca refletir sobre a identidade docente e do grupamento tendo como centralidade as crianças e professores no processo educacional. Tecerá considerações sobre/ com as corporeidades das infâncias, espaços/tempos, suas narrativas na singularidade e na coletividade.
Cada grupamento traz uma complexidade, assim, nesta formação para o Berçário vamos nos debruçar sobre quem são os bebês, seus diálogos com o mundo, suas especificidades cotidianas, a materialidade do trabalho docente perpassando sobre a ética do cuidado e a relação/parceria com as famílias.
Somos seres inacabados, desta forma, essa formação dará continuidade ao movimento que iniciou no segundo semestre de 2022. Se na primeira etapa nos debruçamos sobre concepções, currículo, qualidade e registros, neste ano, vamos pensar em camadas mais profundas: na intersetorialidade, nas linguagens, na organização do trabalho pedagógico, tendo as crianças como sujeitos centrais e em diálogo com o currículo. Num movimento de apropriação dos documentos da rede e refletindo sobre as dimensões do plano de ação e da pesquisa Lepes.