O curso Iati Kó Ekò Carioca : Batuques e Movimentos apresenta possibilidades para a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, através de linguagens artísticas.

Carga horária: 30 horas
Público Alvo: Professores que atuem com turmas de 4º a 9º anos e Educação de Jovens e Adultos

Consiste na realização de 5 aulas continuadas, de acordo com cronograma estabelecido, conduzidas por professores-palestrantes convidados (todos servidores da SMERJ), tendo aporte prático e teórico, com o objetivo de sistematizar informações e promover troca de saberes africanos, afro-brasileiros e indígenas. Serão utilizadas a promoção de uma educação antirracista, valorizando as histórias afro-brasileiras, africanas e indígenas através da literatura, das artes visuais, da música, da dança e das brincadeiras.

Carga horária: 60 horas
Público Alvo: Professores que atuem em turmas da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) ao 3º

O curso Território Educador será ofertado para os professores/as de todas as 1.556 U.E. que estão diretamente ligados às ações inseridas no GP Ágil, elaboradas para o Eixo Étnico-Racial no Plano de Ação, no caso do Plano das Dimensões, na Dimensão Étnico-Racial. Estruturado em 10 módulos, contendo material de estudos, que serão ofertados aos professores/as através da plataforma da Escola de Formação do Professor Carioca – EPF e 7 encontros presenciais ou remotos.

Carga horária: 60 horas
Público Alvo: Professores da SME
Accessibility

Background Colour

Font Face

Font Size

1

Text Colour