O projeto visa a incentivar a promoção de uma educação antirracista, valorizando as histórias afro-brasileiras, africanas e indígenas através da literatura, das artes visuais, da música, da dança e das brincadeiras, nos Espaços de Educação Infantil e Unidades Escolares que possuam turmas de Pré-Escola.
O curso IATI KÓ EKÓ CARIOCA - BATUQUES E MOVIMENTOS, apresenta-se como um meio de instigar reflexões significativas junto a docentes, em interface com seus territórios, a partir das diferentes linguagens artísticas, visando ao desenvolvimento e ampliação de ações permanentes em consonância com Educação das Relações Étnico-Raciais, dando forma às leis vigentes e aproximando-as dos saberes produzidos pelos sujeitos envolvidos no processo educativo.
O TECER Rio - Gestores da Educação em Movimento tem como objetivo ofertar aparatos metodológicos de implementação e promoção da educação antirracista no âmbito escolar, como parte de um projeto contínuo de aprofundamento de práticas pedagógicas e habilidades dos profissionais das instituições e de ampliar o debate e as articulações que estão relacionadas à questão racial sobretudo para a efetividade da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 no que tange a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.
O curso Território Educador será ofertado para os professores/as de todas as 1.556 U.E. que estão diretamente ligados às ações inseridas no GP Ágil, elaboradas para o Eixo Étnico-Racial no Plano de Ação, no caso do Plano das Dimensões, na Dimensão Étnico-Racial. Estruturado em 10 módulos, contendo material de estudos, que serão ofertados aos professores/as através da plataforma da Escola de Formação do Professor Carioca – EPF e 7 encontros presenciais ou remotos.