A educação científica e tecnológica de alta qualidade é um instrumento fundamental de participação na sociedade contemporânea. Ao preparar os alunos para interpretar dados, avaliar evidências e tomar decisões, as práticas científicas e as tecnologias tornam-se ferramentas importantes para a participação efetiva em um mundo cada vez mais complexo. O avanço científico, aprimorado pelas novas tecnologias, se desenvolve exponencialmente: não podemos simplesmente adicionar conteúdos aos currículos indefinidamente, particularmente nas áreas de tecnologia e computação. As abordagens mais modernas de ensino oferecem alternativas: por meio de conteúdos bem selecionados, objetivos de aprendizagem claramente definidos e metodologias construcionistas, os alunos adquirem entendimentos mais aprofundados que os preparam para lidar com os conteúdos mais sofisticados que surgirão no futuro. Esta proposta tem como objetivo apoiar a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Estruturar na implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), por meio da formação dos professores responsáveis pela coordenação de laboratórios e da integração de tecnologias. O principal foco da formação é preparar os professores para colaborar de maneira efetiva com os demais professores de suas escolas no planejamento, implementação e avaliação de sequências didáticas que façam uso relevante dos “co-laboratórios”. 

Carga horária: 232 horas (grupo 1) e 116 horas (grupo 2)
Público Alvo: Professores Articuladores dos GETs

O objetivo dessa formação é, antes, desmistificar a ideia que lógica de programação trata absolutamente de programação de computadores, mas aquilo que orienta o pensamento do computador, sua sequência e raciocínio lógico e a resolução de problemas, em grande parte, realizada de forma desplugada. Essa formação é destinada a professoras(es) envolvidas(os) pela dinâmica deste Componente em suas unidades escolares. A partir dos materiais disponibilizados (Texto-base, Documento Orientador e Caderno de atividades) no material Rioeduca, a(o) professor(a) também poderá acessar nesta plataforma materiais complementares multimídias e outras orientações/trocas pedagógicas.

Chave de inscrição: Logic@24

Público Alvo: Professores do Componente Curricular de Lógica de Programação

A ação visa promover a formação de professores da Rede em relação a boas práticas de jornalismo escolar relacionadas com: Midiaeducação, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e Cultura Digital. O objetivo é formar os professores para que, se assim desejarem, possam realizar adesão para participar da Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar), projeto desenvolvido pela MultiRio em esforços articulados com a SME.

Use a seguinte chave de inscrição e participe: Andar#24 (copie e cole no campo chave de inscrição)



Carga horária: 6 horas
Público Alvo: Preferencialmente Professor de escola de turno único da SME

O curso é dividido em três itinerários: teórico (4h), “mão na massa” (12h) e avaliativo (2h), além de um encontro inaugural (2h). Cada cursista deverá estudar os itinerários disponíveis em pdfs e demais recursos multimídias (artigos, vídeos, reportagens, materiais didáticos etc.) e os concluirá a partir da participação em fóruns disponibilizados na plataforma.

Utilize a chave Massa%2024 para acessar o curso.


Carga horária: 20 horas
Público Alvo: Professores voltados à Educação Integral

O curso é dividido em três itinerários: teórico (3h), “mão na massa” (6h) e avaliativo (1h), somando carga de 10 horas. Cada cursista deverá estudar os itinerários disponíveis em pdfs e demais recursos multimídias e os concluirá a partir da participação em fóruns disponibilizados na plataforma. Trata-se de uma edição compacta do curso homônimo, de 20h, com foco pedagógico no Componente Lógica de Programação, do Programa Rio Integral.

Use a chave de inscrição: Massa*C2024

Carga horária: 10 horas
Público Alvo: Professores voltados à Educação Integral
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