A formação para os professores do grupamento Maternal se pauta em algumas reflexões do Currículo Carioca (2020) ao falar sobre as concepções da Rede sobre as crianças bem pequenas, entendendo que os profissionais que atuam com este grupamento precisam oportinizar às crianças o conhecimento científico com articulação de seus saberes e experiências. Teremos como temática o planejamento enquanto espaço formativo e de diálogo, o curriculo e o brincar, processos de avaliação e as linguagens cotidianas.

Carga horária: 22 horas
Público Alvo: Professores que atuam no grupamento Maternal

Neste segundo ano de formação para professores que atuam no grupamento de berçário, a Escola de Formação Paulo Freire, através da Gerência de Formação de Educação Infantil, pensou em refletir sobre a formação docente e como ela reverbera no planejamento e dialoga com as infâncias; como o currículo é um suporte que amplia culturalmente o cotidiano dos bebês. Além desses pontos, refletiremos como as famílias e escolas precisam fortalecer e cultivar diálogos que potencialize os vinculos e as memórias afetivas dos bebês. Por fim, nos debruçaremos a pensar sobre os processos avaliativos, como eles comunicam sobre o cotidiano dos bebês e anunciam o fazer pedagógico dos profissionais que atuam com as especificidades deste grupamento.

Carga horária: 22 horas
Público Alvo: Professores que atuam no grupamento Berçário

"Pré-Escola: Ampliando e Ressignificando Práticas Atraves da Experiências Brincante da EI" é a formação de 2024 destinada a professores que atuam na Pré-Escola de UEs, Creches e EDIs. Nesta formação, debruçaremos sobre o planejamento enquanto lugar formativo; as práticas com as linguagens, a avaliação na EI e a relação entre brincadeira e currículo.

Carga horária: 22 horas
Público Alvo: Professores que atuam no grupamento Pré-Escola

A formação busca refletir sobre os marcos legais dos direitos das crianças, o direito do brincar, da leitura, do cuidar, das infâncias compreendendo suas especificidades e da inclusão, além de se debruçar sobre os processos avaliativos da Educação Infantil e no rompimento de práticas que não dialoguem com as concepções, documentos e materiais da Rede.

Carga horária: 42 horas
Público Alvo: Professores Articuladores da Rede Municipal do Rio de Janeiro

Olá, professores e professoras da Educação Infantil! 

Compete à Secretaria Municipal de Educação, por meio da E/SUBE/EPF/, gerenciar, executar e monitorar o acolhimento dos novos professores da rede. Nessa perspectiva, dando continuidade ao Programa de Acolhimento, a Gerência de Formação de Educação Infantil (GEFEI) está promovendo este percurso formativo que iniciaremos agora. Aqui, você terá acesso a diversos materiais, vídeos e apresentações que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional e permanência na docência.  



Carga horária: 4 horas
Público Alvo: Professores Adjuntos de Educação Infantil